homem machista - translation to russian
Diclib.com
ChatGPT AI Dictionary
Enter a word or phrase in any language 👆
Language:

Translation and analysis of words by ChatGPT artificial intelligence

On this page you can get a detailed analysis of a word or phrase, produced by the best artificial intelligence technology to date:

  • how the word is used
  • frequency of use
  • it is used more often in oral or written speech
  • word translation options
  • usage examples (several phrases with translation)
  • etymology

homem machista - translation to russian

Machista
  • ''A Coroação do Herói Virtuoso'' de [[Peter Paul Rubens]], 1612–1614, [[Antiga Pinacoteca]]
  • Cartaz de campanha para alertar sobre [[violência contra a mulher]], no [[Chile]].

homem machista      
мужчина с мачистскими убеждениями, "мачист"
homem machista      
мужчина с мачистскими убеждениями, "мачист"
grande homem         
TERMO ANTROPÓLOGO PARA UMA PESSOA INFLUENCIAL NAS TRIBOS MELANÉSIAS E POLINÉSIAS
Grande homem
великий человек, выдающийся человек

Definition

machismo
sm (Mach, np+ismo) Empiriocriticismo.
sm (macho+ismo)
1 Atitude ou comportamento de quem não admite a igualdade de direitos para o homem e a mulher, sendo, pois, contrário ao feminismo.
2 pop Qualidade, ação ou modos de macho; macheza, machidão.

Wikipedia

Machismo

Machismo (do espanhol e do português "macho") é a sensação de ser 'viril' e autossuficiente, o conceito associado a "um forte senso de orgulho masculino: uma masculinidade exagerada". Está associado à "responsabilidade de um homem de prover, proteger e defender sua família". Em um termo mais amplo, o machismo, por ser um conceito filosófico e social que crê na inferioridade da mulher, é a ideia de que o homem, em uma relação, é o líder superior, na qual protege e é a autoridade em uma família.

O termo é universalmente usado para descrever um conjunto negativo de comportamentos hipermasculinos entre homens latinos, (Espanha, Portugal, América Latina e comunidades latino-americanas), em particular, a construção de gênero de masculinidade tradicional extrema ou da característica do "verdadeiro" homem ("macho") nas sociedades latino-americanas e caribenhas, o termo é empregado com frequência dentro das comunidades latinas mas embora tenha se tornado parte do léxico, tanto de leigos quanto de cientistas sociais, a definição exata, as características descontextualizadas associadas e a aplicabilidade à maioria dos homens latinos é assunto de debate, os trabalhos mais recentes podem simplesmente se referir ao machismo como qualquer forma de sexismo ou atitudes que colocam homens em uma posição dominante sobre as mulheres e outros homens. O termo tem sido usado de várias maneiras para coisas diferentes, às vezes contraditórias, sendo tipicamente associado aos homens latino-americanos como uma imputação de traços de caráter negativos relacionados à masculinidade.

Na América Latina, a cientista política Evelyn Stevens identifica o machismo como o "outro lado do marianismo" ao explicar o fenômeno latino de considerar mulheres "santas ou prostitutas". Durante o movimento de libertação feminina das décadas de 1960 e 1970, o termo começou a ser usado por feministas latino-americanas para descrever a agressão masculina e a violência. O termo foi usado por feministas latinas e estudiosos para criticar a estrutura patriarcal das relações de gênero nas comunidades latinas. Seu objetivo era descrever uma determinada marca latino-americana de patriarcado.

A palavra "machismo" quando usada em texto em inglês, deriva da palavra idêntica em espanhol e em português e refere-se à suposição de que a masculinidade é superior à feminilidade, conceito semelhante à masculinidade hegemônica de R.W. Connell, no sentido de que supostos traços femininos entre homens (os traços historicamente vistos como femininos entre as mulheres) devem ser considerados indesejáveis, socialmente reprováveis ​​ou desvios. Os papéis de gênero tem parte importante na identidade humana enquanto conduzimos nossas identidades através de ações sociais históricas e atuais. As atitudes e os comportamentos do machismo podem ser mal vistos ou encorajados em vários graus em várias sociedades ou subculturas - embora seja frequentemente associado a matizes patriarcais, principalmente nas visões atuais do passado.